Gratuito
As aulas teóricas da Pós são ministradas de forma online (gravadas e ao vivo) através de casos clínicos. Aqui, quem conduz o caso é você, sendo colocado em uma posição de tomada de decisão desde a anamnese até o desfecho do paciente. E se sobrar alguma dúvida? Nossas aulas ao vivo são construídas a partir da demanda dos nossos alunos durante o compartilhamento de suas experiências nos fóruns.
Inspirado no binômio “teoria e prática”, adaptamos os melhores cursos de treinamento em emergências cardiológicas, cirúrgicas e pediátricas para a realidade do ambiente de urgência e emergência no Brasil.
As experiências práticas ocorrem durante três finais de semana em São Paulo e não são obrigatórias, mas contabilizadas na frequência.
O agendamento é feito através da plataforma do curso com opções de datas a serem escolhidas de acordo com a disponibilidade do aluno.
Com foco no aprofundamento de conteúdo, você terá acesso aos artigos mais atuais sobre os temas, avaliações em todos os casos clínicos, além de estar sempre em contato com seus professores e colegas para compartilhar conhecimento, tirar dúvidas e ser auxiliado em seus casos mais desafiadores!
O curso possui duração de 12 meses. Damos mais 3 meses extras de acesso aos conteúdos e agendamento das práticas não realizadas pelo aluno.
Diante do cenário de Pandemia, com aumento do número de novos casos, necessidade de internação e, consequentemente, uso de sedação, analgesia e bloqueador neuromuscular (BNM) em pacientes com necessidade de ventilação mecânica, o uso inadequado dessas medicações, combinada ao aumento da demanda, vem gerando escassez na disponibilidade desse insumo fundamental nessa fase crítica de tratamento das formas graves de COVID-19.
Pensando nisso, a equipe da Sanar, em parceria com a Secretaria da Saúde do Governo do Estado da Bahia e Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA), preparou um curso de 3 vídeo-aulas, com uma equipe de médicos interdisciplinares para ajudar você, que esteja envolvido no ambiente da UTI, a realizar um manejo eficiente do paciente de COVID-19, melhorando a resposta do paciente à sedação.
Moderador
Graduado pela Universidade Federal do Ceará, residência em Pneumologia pelo HCFMUSP (2016).
Preceptor do serviço de pneumologia HCFMUSP (2017).
Especialista em Terapia Intensiva HCFMUSP (2018) e Doença Pulmonar Intersticial.
Líder da equipe COPAN de pneumologia no Hospital BP de São Paulo.
Coordenador da Pós- Graduação em Medicina.
Anestesiologista
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2011
Anestesiologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP)
Emergencista e Intensivista
Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará.
Residência de Clínica Médica e Preceptoria em Emergências Clínicas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Medicina Intensiva pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Fisioterapeuta
Fisioterapeuta formada pelo Centro Universitário São Camilo em 2004.
Especialista em fisioterapia respiratória pela UNIFESP, gerontologia pela UNIFESP e fisiologia do exercício pela USP.
Atuando na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Pronto Socorro do Hospital Estadual Ipiranga
Reconhecimento da insuficiência respiratória e drogas utilizadas na intubação orotraqueal (emergencista)
Uso racional de sedação, analgesia e BNM em pacientes intubados (anestesio e intensivista)
Desmame adequado de sedação, analgesia e BNM (anestesio ou intensivista + fisioterapeuta)